quarta-feira, 12 de junho de 2013

Serra do Lago de Palmas - TO - Atrações Turísticas

Estado: Tocantins
Capital: Palmas
População 2010 1.383.445
Área (km²) 277.720,520
Densidade demográfica (hab/km²) 4,98
Número de Municípios 139

Localizado na maior área geográfica de transição das Américas, o Tocantins guarda imensas riquezas naturais. Encontro dos ecossistemas do pantanal, do cerrado e da floresta tropical úmida da Amazônia, o Estado tem a responsabilidade de garantir a biodiversidade da Região.
Dotado de belezas naturais como o deserto do Jalapão, onde se encontra ojá famoso artesanato em capim douradoe o Parque Estadual do Cantão, além de praias de areias brancas e águas transparentes, tudo isso regado com a hospitalidade de nosso povo tornam Palmas e o Tocantins, no mínimo, lembrança obrigatória para qualquer roteiro turístico traçado pelos amantes da natureza.
Dezenas de cachoeiras e grutas situadas no distrito de Taquarussu e cidades vizinhas, os rios Tocantins e Araguaia (altamente piscosos), diversas serras e a floresta amazônica completam o cenário que temos a oferecer a você turista e amigo.

Atrações Turísticas

A paisagem de Palmas  impressiona à primeira vista, por estar situada entre a Serra do Lajeado e o grande lago, sob um lindo céu azul e com um dos mais belos pôr-do-sol do país. Tudo isso aliado a um planejamento sustentável onde o homem e o  meio ambiente estão no centro de tudo. O município tem a o maior índice de área verde natural por habitantes entre as demais cidades do país.


A Mais Nova Capital do País

Por: Trip Jack
Palmas foi fundada no ano de 1989, e por isso, ganha o título de mais nova capital do país, . Graças ao planejamento urbano que a concebeu, a cidade tem avenidas longas e largas, intercaladas por lindas rotatórias ajardinadas e parques., sendo um dos mais procurados pelos moradores nos finais de semana o Parque Cesamar, que conta com pista de corrida, lago e trilhas.
A região apresenta temperaturas médias em torno dos 27 graus, com praias de água doce para refrescar os visitantes.
Palmas turismo
Palmas turismo
Ao redor do lago da usina numa área de 160 quilômetros de extensão , se estendem as praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, contornadas por quiosques e barracas e perfeitas para a prática de esportes náuticos.
Palmas também se destacado no quesito ecoturismo, cujas principais atrações ficam no distrito de Taquaraçu, a 27 quilômetros da capital. O clima é ameno e propício para caminhadas que levam a dezenas de cascatas em meio à serra do Lageado.

Pontos Turísticos de Palmas

Avenida Palmas Brasil

Localizada no lado sul da cidade, aqui você vai ter muitas opções de boa comida e lazer em geral! A avenida conta com uma linda decoração e uma iluminação muito especial.
Avenida Palmas Brasil
Avenida Palmas Brasil

Feira da 304 Sul

Uma feira moderna e bem extensa agita as noites de sexta – feira dos turistas e moradores de Palmas, lá você encontra comidas típicas, shows de artistas regionais e muito movimento! A feira tem inicio ás 17h e vai até amanhecer o sábado.
Feira da 304 Sul palmas to
Feira da 304 Sul palmas to

Feira do Bosque ( Bosque dos Pioneiros)

Ta sem programa no domingão? Então você não pode perder de visitar o bosque dos pioneiros que fica em frente a prefeitura e apresenta uma espetáculo de atrações como capoeira, danças, artesanatos feitos com capim dourado e comidas típicas. Então já sabe, domingo a partir das 17h você não pode deixar de ir lá conferir!
Bosque dos Pioneiros palmas to
Bosque dos Pioneiros palmas to

Praça dos Girassóis

Considerada uma das maiores praças do mundo é ponto de visita obrigatório a você turista. Tem uma estrutura super moderna e é cercada por monumentos, prédios e etc. Bem no centro está a sede do governo do estado.
Praca dos Girassois palmas to
Praca dos Girassois palmas to

Fonte Luminosa

Com jatos de água que alcançam 15m de altura, diversas iluminações completam o show da fonte luminosa que fica na praça dos girassóis. Todo esse aparato forma no final o símbolo do estado de Tocantins, um girassol com suas pétalas todas abertas. É lindo de ver!
fonte luminosa palmas to
fonte luminosa palmas to
Monumento Dezoito Forte
São 18 esculturas, cada uma possui 2m de altura que foram esculpidas para homenagear os heróis da revolução de 1930 que aconteceu no Rio de Janeiro.
Monumento Dezoito Forte palmas to
Monumento Dezoito Forte palmas to
Cruzeiro de Palmas
Tombado no ano de 2000, foi inaugurado no ano de 1989 e foi todo esculpido em pau – Brasil pelo artista Arnildo Antunes. Fica bem em frente ao Palácio Araguaia.
Cruzeiro de Palmas to
Cruzeiro de Palmas to
Memorial Coluna Prestes
Localizado na praça dos Girassóis, é uma escultura em bronze criada pelo artista Maurício Bentes, com o nome de cavaleiro da Luz. É foi uma forma de homenagear a marcha da Coluna Prestes pelas cidades do interior do Brasil.
memorial coluna prestes palmas to
memorial coluna prestes palmas to
Palacinho
Construído no ano de 1989 e tombado no ano de 1992, foi construída em madeira de Jatobá. Transformou-se no museu da cidade onde você pode encontrar peças daquela época.
palacinho palmas to
palacinho palmas to
Espaço Cultural
Aqui você vai encontrar o Theatro Fernanda Monte Negro que tem capacidade para 500 pessoas, a sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade e a Grande Praça.
espaco cultural palmas to
espaco cultural palmas to
Casa Suçuapara
Tombada no ano de 2000, funciona lá atualmente um museu histórico-cultural e o Centro de Criatividade com vários projetos.
Casa Sucuapara palmas to
Casa Sucuapara palmas to
Marco do Centro Geodésico do Brasil
O marco fica bem no meio de uma rosa dos ventos, localizada na praça dos girassóis e faz referência as etnias indígenas.
Marco do Centro Geodesico do Brasil palmas to
Marco do Centro Geodesico do Brasil palmas to
Palácio do Araguaia
Fica bem no centro da Praça dos Girassóis, ocupando 14mil m2 e é sem dúvida nenhuma o cartão postal da cidade.
Palacio do Araguaia
Palacio do Araguaia

ECOTURISMO

Cachoeiras da Região de Taquaruçu

Cachoeira do Roncador
Com sua queda no formato véu de noiva impressiona a todos com sua altura de 70m, logo abaixo forma um lindo lago com cerca de 4m de profundidade, ideal para quem curte rapel ou apenas admirar a paisagem cercada por muito verde e silencio.
Cachoeira do Roncador palmas to
Cachoeira do Roncador palmas to
Cachoeira o Lajeiro
Ideal para um banho refrescante, é menor que as outras sendo também ideal para banhistas e admiradores da natureza, possui fácil acesso e garante uma paisagem deslumbrante para quem vai até lá conhecê-la.
Cachoeira do Lajeito Palmas to
Cachoeira do Lajeito Palmas to
Cachoeira do Brejo do Meio
Através da trilha do brejo do meio é possível chegar a esta maravilha da natureza, seja para um banho de cachoeira ou até mesmo um rapel. Sua queda em formato de véu de noiva possui água gelada e límpida, logo abaixo forma uma piscina natural de 20m de largura, 15m de comprimento e 1m de profundidade e é cercada por mata ciliar e belos paredões.
Cachoeira do brejo do meio palmas to
Cachoeira do brejo do meio palmas to
Cachoeira de Três Quedas
Essa cachoeira tem acesso mais difícil, com uma trilha bem longa de mata fechada, perfeita para quem gosta de praticar trekking, mas é preciso que se contrate um guia antes para acompanhar a caminhada. Pouco desbravada pelos turistas, já que possui acesso difícil preserva ainda mais suas belezas exóticas, São 3 quedas, sendo 2 menores e uma bem grande que forma uma imensa piscina natural de águas límpidas perfeitas para se refrescar do cansaço do percurso.
Cachoeira tres quedas palmas to
Cachoeira tres quedas palmas to
Cachoeira da Sambaíba
Com uma trilha de 300m partindo de Taquaraçu, compensa a caminhada. Possui uma queda d’água de 45m, com abundante volume de águas claras e mornas! Isso mesmo, para quem não gosta de água fria essa é a cachoeira perfeita! Logo abaixo a queda d’água forma um lago maravilhoso com cerca de 900m de comprimento, e 3m de profundidade. As águas que vão escorrendo dali vão formando quedas menores até que se encontrarem com o ribeirão Taquaraçu. Em meio a verdade você pode relaxar, compõem o cenário também um grande paredão de 50m de largura.
Cachoeira da Sambaiba palmas to
Cachoeira da Sambaiba palmas to
Cachoeira Pequena
Prepara-se para uma caminhada de mais de 10Km partindo de Taquaraçu, mas é perfeita para quem gosta de praticar rapel ou para quem quer apenas um banho de cachoeira. O interessante é que nas margens do lago que a cachoeira forma, é possível acampar, já pensou que incrível? É uma cachoeira menor, não muito grande que desce do córrego Buritana, lá em baixo ele forma um lago de 5m de largura, 8 de comprimento e 1,5 de profundidade.
cachoeira pequena palmas to
cachoeira pequena palmas to
Cachoeira Ponta da Serra
Mais um lugar perfeito para amantes de rapel, ou apenas uma caminhada ao ar livre admirando a natureza em volta. Com abundante volume de água partindo do córrego Ponta da Serra tem sua queda no formato véu de noiva, as águas descem de um enorme paredão para formar um lindo lago de água não muito fria de 1,5 de profundidade.
cachoeira ponta da serra palmas to
cachoeira ponta da serra palmas to
Cachoeira do Evilson
Cercada por muito verde e um lindo paredão de 50m que é coberto por samambaias, fica a linda Cachoeira do Evilson que tem abundante volume de água que vem do Ribeirão Taquaraçu, são águas frias e límpidas que formam logo abaixo um lindo lago natural de 80m de comprimento e 3m de profundidade.
Cachoeira do Evilson palmas to
Cachoeira do Evilson palmas to
Cachoeira João Mole
Para quem gosta de escalar ou é praticante de mountain bike este é o lugar! É muita água, muito verde, muitas belezas naturais! A cachoeira se forma da enorme grota João Mole, durante todo o trajeto é possível observar pequenas quedas e correideiras. A cachoeira forma uma grande piscina natural de 20m de comprimento, 20m de largura e 80cm de profundidade.
cachoeira joao mole palmas to
cachoeira joao mole palmas to
Cachoeira do Escorrega Macaco
Para chegar lá, você pode usar a mesma trilha que é utilizada para chegar a cachoeira do roncador. Cercadas por muito verde, paredões cobertos de samambaias e bambus dão um toque todo especial ao lugar. As águas passam pelas pedras e caem logo abaixo onde se forma um enorme piscina natural que possui 4m de largura, 8m de comprimento e 1,5 de profundidade.
Cachoeira do Escorrega Macaco palmas to
Cachoeira do Escorrega Macaco palmas to
Cachoeira do Rapel
São mais de 10 Km de caminhada partindo de Taquaraçu, lá você pode acampar ou simplesmente fazer aquele piquenique gostoso com os amigos! Você que gosta de rapel, pode aproveitar o lugar para se deliciar no seu esporte! A mata ciliar em volta torna o clima fresco e úmido, ás águas do córrego Buritana caem formando uma linda piscina natural que possui 20m de comprimento, 15m de largura 2 m de profunidade.
cachoeira do rapel palmas to
cachoeira do rapel palmas to
Cachoeira da Raizana
Aqui a caminhada são de mais de 6Km partindo de Taquaraçu, as águas que vem do córrego Buritana vem abundante e com muita força escorrendo sob as pedras o que proporciona uma linda visão de queda d’água. A queda forma uma belíssima piscina natural de 6m de largura, 10 m de comprimento e 1,5 de profundidade.
cachoeira raizana palmas to
cachoeira raizana palmas to
Cachoeira do Vai Quem Quer
A cachoeira possui um abundante volume de água límpidas que escorrem em meio ao verde e que caem formando um grande lago de águas frias com 10 m de largura, 12m de comprimento e 2m de profundidade. Perfeito para prática de rapel ou apenas para banhos e caminhadas.
cachoeira vai quem quer palmas to
cachoeira vai quem quer palmas to

Grutas de Palmas

Gruta São José
Fica dentro da Fazenda São José, e para quem gosta de caminhar é possível fazer isso, pois tem visibilidade garantida nos primeiros 15m. Possui 5m de altura, 4 m de largura e 2m de comprimento.
Gruta do Divino
Fica dentro da Fazenda Firmeza, não possui visibilidade boa, ao contrário é bem escura e possui muitos morcegos. Tem 1,5m de altura, 2m de largura e 2m comprimento.

Ilhas

Ilha Canela
Próxima ao centro da cidade, a ilha fica no lago de Palmas, ideal para banhistas se divertirem admirando a bela paisagem que a cerca. Lá você vai encontrar bares e restaurantes para se alimentar no local enquanto curte o dia. Se você quer dar um passeio por lá deve pegar um barco que fica ancorado bem pertinho da praia da Graciosa, esse passeio sair por R$10,00 cada pessoa ( ida e volta). Outra sugestão interessante é aproveitar a Ilha com um gostoso e emocionante passeio de lancha que sai por R$15,00, são 2h de passeio e a lancha tem capacidade para 20 pessoas.
Ilha Canela
Ilha Canela

Montanhas

Pedra do Pedro Paulo
No topo da Serra de Taquaruçu, a 600m de altitude com uma vista perfeita de todo o vale fica a Pedra do Pedro Paulo, lá é possível observar a grande mesa que é um altar formado por pedras.
Pedra do Pedro Paulo palmas to
Pedra do Pedro Paulo palmas to

Morro do Governador

Para quem curte o esporte parapente este é o lugar! Aqui fica o mirante da Serra do Lajeado, do pico do morro é possível ter uma visão completa da capital Tocantins, e uma parte da Serra do Lajeado.
morro do governador palmas to
morro do governador palmas to

Lagos

Lago de Palmas
UEH Luiz Eduardo Magalhães é o nome do grande lago com cerca de 170km de extensão, nasceu no ano de 2001 e está localizado pertinho de Palmas a apenas 50km de distância.
Se você é fã de esportes náuticos tem que conhecer o lago de Palmas, se você não é tão aventureiro pode ir lá apenas para pescar e relexar. Possui cerca de 8Km de largura e sua profundidade alterna entre 3 a 22m.
Lago de Palmas to
Lago de Palmas to

Parque

Parque Cesamar
Quer curtir uma passeio gostoso com a família? Caminhar por um lugar gostoso e tranqüilo? Então esse é o lugar! Aqui além de caminhada, existe a prática de canoagem e para os mais aventureiros algumas manobras de skate. O local ainda conta com lindas piscinas naturais de água corrente para um banho de rio refrescante após a caminhada, a vista fica por conta da bela paisagem e do lago onde se pode ver uma linda família de capivaras. Para seu dia ficar completo, também tem restaurante para você se alimentar e dar conta desse dia cheio de atividades gostosas no parque cesamar.
parque cesamar
parque cesamar

Praias

Praia do Prata
A praia fica a 9Km da Praça dos Girassóis e é provida de águas claras, possui muitos quiosques que funcionam durante todo o dia e a noite também acontecem vários agitos. Para seu conforto você encontrará banheiros, telefones e restaurantes.
praia do prata palmas to
praia do prata palmas to
Praia da Graciosa
Bem do lado do lago de Palmas está a Praia da Graciosa, que serve para muitos eventos e lazer dos turistas e moradores. Lá também tem uma excelente estrutura para seu conforto, banheiros, telefones, bares e restaurantes.
praia da graciosa palmas to
praia da graciosa palmas to
Praia das Arnos
Uma excelente infra – estrutura, com banheiros, duchas, posto de guarda, quiosques e espaço para prática de alguns esportes, lá acontecem vários eventos da cidade também. É ponto preferido dos turistas e moradores da cidade.
praia das arnos palmas to
praia das arnos palmas to

Pontos Preservados

APA do Lago de Palmas
Fica em torno do lago de palmas.
apa lago de palmas
apa lago de palmas
APA da Serra do Lajeado
Fica em torno da Reserva Ecológica do Lajeado.
apa serra do lajeado
apa serra do lajeado
Reserva Ecológica do Lajeado
Tem acesso através da estrada aparecida do Rio Negro no Km 18, foi criada no ano de 2001 e possui uma área 9.931 hectares, local de floresta úmida, cerrado e caatinga. Lá é possível encontrar onças, papagaios, araras, antas, tucanos, urubus – rei, gaviões – reais e etc.
Reserva Ecologica do Lajeado
Reserva Ecologica do Lajeado

Balneários

Balneário da Natureza
Local com atendimento comercial é ideal para banhos ou simplesmente para descansar. As águas do ribeirão Taquaraçuzinho vão descendo e formando alguns pequenos saltos em meio às pedras e a vegetação do lugar.

Vale a Pena Visitar

Vale do Vai Quem Quer
Ideal para acampar as margens das piscinas naturais que são formadas pelo curso d’água do ribeirão de São João que segue por cerca de 25Km e é margeado por lajeados. Ótima para os banhistas e tem uma seqüência de 12 quedas na sua extensão que sai formando lindas piscinas naturais.
vale do vai quem quer palmas to
vale do vai quem quer palmas to
Taquaruçu do Porto
Fica a 32Km da capital Tocantins, é o lugar ideal para você turista visitar! O lugar conta um Centro de Atendimento ao Turista que sede todas as informações necessárias e guias turísticos que vão te levar para conhecer tudo o que há de melhor! São mais de 80 cachoeiras, e uma bela paisagem que vale a pena! Lá você vai poder conferir os artesanatos e conhecer um pouco mais da cultura de Palmas. Lá você tem bares, restaurantes, acampamentos e tudo que o turista precisa para curtir com conforto e segurança.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário