sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pontos Turísticos do Acre, suas belezas e Culinária

Mapa do Acre



O Acre é um dos 27 estados brasileiros. Ele é o 15º em extensão territorial, sua superfície corresponde a 4,26% da Região Norte e a 1,92% do território nacional.

O Estado está situado num planalto com altitude média de 200 m, localizado no sudoeste da Região Norte, entre as latitudes de -7°06´56 N e longitude - 73º 48' 05"N, latitude de - 11º 08' 41"S e longitude - 68º 42' 59"S.



Informações importantes

Estado: Acre
Capital: Rio Branco
População: 733.559 (estimativa IBGE/2010)
Área (km²): 164.221,36
Densidade demográfica (hab/km²): 4,47 
Limites Internacionais: Peru e Bolívia
Limites Nacionais: Amazônias e Rondônia
Horario local (em relação a Brasília) -2h

Curiosidades sobre o Acre:

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre. Os primeiros habitantes da região eram os índios, até 1877, quando imigrantes nordestinos arregimentados por seringalistas para trabalhar na extração do látex, devido aos altos preços da borracha no mercado internacional, iniciaram a abertura de seringais. Este território, antes pertencente à Bolívia  e ao Peru, foi aos poucos sendo ocupado por brasileiros. O imigrantes avançaram pelas vias hidrográficas do rio Acre, Alto-Purus e Alto-Juruá, o que aumentou a população de local de brancos em cerca de quatro vezes em um ano.

Pontos Turísticos

Estádio Arena da Floresta pertence ao governo do Estado do Acre. É considerado um dos mais modernos do Brasil, tendo o seu gramado importado da Itália, sendo o mesmo gramado utilizado no Estádio San Siro.


Biblioteca Pública do Estado


Estátua de Chico Mendes na praça Povos da Floresta


Marco da fundação de Rio Branco, a Gameleira é hoje um circuito de cultura e diversão.


Memorial dos Autonomistas conta a história do movimento pela transformação do Acre.


Estátua de bronze do homem acreano no pátio do Novo Mercado Velho que é um referência para os visitantes.


Palácio Rio Branco, marco da fase de modernização da capital acreana.


Parque da Maternidade é o símbolo da qualidade de vida em Rio Branco


Passarela Joaquim Macedo: beleza e praticidade sobre o rio Acre


Casa dos Povos da Floresta divulga o conhecimento tradicional e a diversidade étnica do Acre


Visão aérea do rio Acre



Museu da Borracha


Horto Florestal


Lago do Amapá



Parque Ambiental Chico Mendes



Obelisco aos heroi da Revolução acreana



Feira de Artesanato


Culinária acreana


Pirarucu à Casaca 



Por ser uma região de muitos rios e lagos, o Acre tem o peixe como um ingrediente importante na sua culinária regional. Entre as espécies mais apreciadas, estão o filhote, o tambaqui e o Pirarucu. Uma receita tradicional na região Norte, principalmente em Manaus, o pirarucu à casaca também é muito apreciado no Acre, que faz a pesca manejada do peixe. Na receita original, o pirarucu e os demais ingredientes são dispostos em camadas, sendo uma delas de farinha d’água. A receita a seguir é uma adaptação, feita pelo restaurante Ofélia Food, para agradar também aos clientes que não podem comer farinha. 


Quibe de arroz 



Trazida para o Acre pela influência da comunidade árabe, os quibes são quitutes que já fazem parte da gastronomia acreana. E aqui no Estado além da receita tradicional, feita com trigo, um outro tipo de quibe também ganhou o paladar do povo: o quibe de arroz. 


Quibe de Macaxeira


Originário do Oriente Médio o quibe é um prato típico da região dos países árabes. O seu preparo mais comum é uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O quibe é um prato popular também na América do Sul onde foi introduzido pelos imigrantes sírio-libaneses. O quibe foi incorporado à gastronomia acreana com mudanças bastante significativas no seu preparo, como a massa de macaxeira, raiz bastante consumida em toda a Amazônia. A criatividade e paladar do acreano foi além, o arroz também pode substituir a tradicional massa do quibe. Em outros estados o quibe de macaxeira é conhecido como croquete de carne, mas em qualquer lanchonete e restaurantes do Acre os quibes de macaxeira e de arroz são sempre uma ótima pedida. 


Saltenha


A saltenha é um prato típico da Bolívia, que foi trazido para o Acre dada a proximidade entre o Estado e o país vizinho. O salgado pode ser frito ou assado. Na Bolívia é mais comum a forma assada. No Acre a preferência é por ela frita. A massa da saltenha frita é a mesma do pastel, só que mais grossa para que ela resista à pressão durante a fritura, que deve ser feita com óleo bem quente.


Tambaqui à moda acreana 



O peixe é, sem dúvida, uma das boas opções da culinária acreana. No Estado a piscicultura se fortalece, e para quem gosta de carne branca, o pirarucu e o filhote são boas opções para saborear. Outra espécie bastante apreciada é o tambaqui. A costela de tambaqui pode ser uma das opções encontradas nos cardápios dos restaurantes locais. Aqui,a gente apresenta a receita do Tambaqui à moda acreana, uma receita premiada no Festival do Tambaqui em 2008, evento promovido pelo Sebrae. A receita é do restaurante Ofélia Food: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário