sábado, 16 de novembro de 2013

Pequenas reformas, como começar?



Quem nunca passou por esta experiência certamente passará um dia. Falo de pequenas reformas, pintar áreas internas e externa da casa (inclusive portas e portões), trocar uma porta, substituir uma fechadura,  colocar uma campainha, automatizar o portão da garagem, tudo parece bem simples. Pensando bem nada é tão simples quanto possa parecer. Pegue lápis e papel e comece a planejar, este é um dos passos mais importantes!




Se você conhece os profissionais para os serviços, ótimo, já tens meio caminho andado, pois já conhece a qualidade dos serviços e principalmente os valores cobrados por estes profissionais, pelo menos tem uma ideia. Caso não os conheça, consulte amigos e colegas de trabalho pedindo indicação e questione sobre o trabalho do mesmo. Caso não tenha quem indique, vamos para os caminhos das pedras, pesquise nos jornias na internet (sites de busca da sua cidade) faça pelo menos três orçamentos e fique esperto aos sinais que o corpo humano emite negando ou ratificando cada palavra que sai da boca dos empreiteiros,. Estes sinas são percebidos com a segurança com que o profissional responde a cada questionamento. Caso contrate uma empresa ou os respectivos profissionais individualmente, pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, tenha cuidado com os faz tudo, pois a qualidade do serviço pode não ser das melhores. Lembre-se do ditado que diz ‘cada macaco no seu galho’ pois é isso se aplica bem neste caso.



Ciente da qualidade do serviço e do nível de profissionalismo das pessoas contratadas para a empreitada, vamos agora ás duas das partes mais delicadas de uma obra e que merece bastante atenção, a lista minuciosa dos serviços a serem executa e a lista de todo o material necessário à execução da obra.
A primeira lista é a mais importante, e deve ser escrita por você (o cliente) dos serviços a serem executado. Liste detalhadamente cada um dos serviços a serem executas pelos seus respectivos profissionais, a cada um deles que sejam criteriosos ao analisar o serviço, solicitando orientação quanto a real necessidade da execução deste, isso evita desperdício, mas não esqueça de ficar atento ao caráter do profissional, use o bom senso antes de acatar ou não a sugestão deste.



A segunda lista, também muito importante, dever ser ditada por você e pelos seus respectivos profissionais, a do material necessário a execução dos serviços. Nessa lista você deve levar em consideração os seguintes itens, sua disponibilidade financeira e a durabilidade do material adquirido. Como por exemplo, a substituição da caixa e a da porta do banheiro, caso os seus recursos amoedados permitam, substitua esses itens por uma madeira boa (maçaranduba, jatobá entre outra) este tipo madeira de dura um pouco mais que 50 anos. Uma lista de material bem feita, levando em considerações acima, evita perda de tempo e dinheiros, no caso de materiais de baixíssima qualidade, falta ou excesso de insumos e principalmente surpresas desagradáveis.

Confirme com os profissionais/empreiteiros quais equipamentos você precisará comprar, além de lixa, em caso de pintura como por exemplo, pincel, trinchas, pregos, e afins.



Depois das listas prontas (matérias com orçamentos e mão de obra), e os valores já estabelecidos. Vamos aos dois últimos pontos importantes, os pagamentos. Se você tem cartão de crédito e gosta de juntar milhas(para comprar passagens aéreas entre outros coisas...) compre tudo o que puder nos cartões, observando os melhores preços e condições de pagamentos(faça os orçamentos e apresente aos concorrentes e veja a vantagem que ele oferecem, escolhendo o vendedor que mais lhe agradar) sem juros, garantindo parcelas suaves que não desequilibre o seu orçamento. 

Outro ponto importante é garantir no momento da compra, a possibilidade de troca de material, pois mesmo com todos os cuidados, por algum motivo você pode resolver realizar trocar algum material ou coisa parecida.



Caso haja possibilidade de pagar os serviços no cartão de crédito não hesite, observado que não haja o aumento do valor nas parcelas em função da quantidade destas.

Muito cuidado na última etapa do pagamento, o da mão-de-obra. Alguns profissionais pedem 50% na aprovação do orçamento e o restante no final, já outros preferem solicitar o repasse por semana. Você também pode sugerir sua forma de pagamento de uma forma que fique confortável para você e o profissional/empreiteiro. Um alternativa, que seria bom para ambos é a seguinte, você pede para o responsável pela obra fazer um cronograma para inicio e término da obra, neste caso digamos que a estimativa para execução do serviço fique em 4 semanas, e para evitar contratempos acrescente mais uma semana contabilizado 5 semanas no total, na tentativa de driblar possíveis contra tempos. Feito isso divida o valor da mão de obra pela quantidade de semanas, desta forma você realizará o repasse proporcional a execução da obra.



Tenha em mente que ninguém cuida melhor do que é seu do que você, desta forma pelos menos uma vez por semana in loco, e com a sua lista dos serviços a serem executados em mãos verifique se está tudo a  contento, caso não esteja solicite a correção. Planejando toda a obra, seguindo a lista dos serviços a serem executados (seguindo uma hierarquia lógica de execução), a lista de todo o material a sem comprado, bem como as formas de pagamentos, principalmente da mão de obra, poderás eliminar muitos constrangimentos.

Boa sorte.

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