Quem nunca passou por esta experiência certamente passará um dia. Falo de pequenas reformas, pintar áreas internas e externa da casa (inclusive portas e portões), trocar uma porta, substituir uma fechadura, colocar uma campainha, automatizar o portão da garagem, tudo parece bem simples. Pensando bem nada é tão simples quanto possa parecer. Pegue lápis e papel e comece a planejar, este é um dos passos mais importantes!
Se você conhece os profissionais para os serviços, ótimo, já tens meio caminho andado, pois já conhece a qualidade
dos serviços e principalmente os valores cobrados por estes profissionais, pelo
menos tem uma ideia. Caso não os conheça, consulte amigos e colegas de trabalho pedindo indicação e questione sobre o trabalho do mesmo. Caso não tenha quem indique, vamos para os caminhos das pedras, pesquise nos jornias na internet (sites de busca da sua cidade) faça pelo menos três orçamentos e fique esperto aos sinais que
o corpo humano emite negando ou ratificando cada palavra que sai da boca dos
empreiteiros,. Estes sinas são percebidos com a segurança com que o profissional responde a cada questionamento. Caso contrate uma empresa ou os respectivos profissionais
individualmente, pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, tenha cuidado com os
faz tudo, pois a qualidade do serviço pode não ser das melhores. Lembre-se do
ditado que diz ‘cada macaco no seu galho’ pois é isso se aplica bem neste caso.
Ciente da qualidade do serviço e do nível de
profissionalismo das pessoas contratadas para a empreitada, vamos agora ás duas
das partes mais delicadas de uma obra e que merece bastante atenção, a lista minuciosa
dos serviços a serem executa e a lista de todo o material necessário à execução
da obra.
A primeira lista é a mais importante, e deve ser
escrita por você (o cliente) dos serviços a serem executado. Liste detalhadamente
cada um dos serviços a serem executas pelos seus respectivos profissionais, a cada
um deles que sejam criteriosos ao analisar o serviço, solicitando orientação
quanto a real necessidade da execução deste, isso evita desperdício, mas não
esqueça de ficar atento ao caráter do profissional, use o bom senso antes de
acatar ou não a sugestão deste.
A segunda lista, também muito importante, dever ser
ditada por você e pelos seus respectivos profissionais, a do material
necessário a execução dos serviços. Nessa lista você deve levar em consideração
os seguintes itens, sua disponibilidade financeira e a durabilidade do material
adquirido. Como por exemplo, a substituição da caixa e a da porta do banheiro,
caso os seus recursos amoedados permitam, substitua esses itens por uma madeira
boa (maçaranduba, jatobá entre outra) este tipo madeira de dura um pouco mais
que 50 anos. Uma lista de material bem feita, levando em
considerações acima, evita perda de tempo e dinheiros, no caso de materiais de baixíssima
qualidade, falta ou excesso de insumos e principalmente surpresas desagradáveis.
Confirme com os profissionais/empreiteiros quais
equipamentos você precisará comprar, além de lixa, em caso de pintura como por exemplo, pincel,
trinchas, pregos, e afins.
Depois das listas prontas (matérias com orçamentos e
mão de obra), e os valores já estabelecidos. Vamos aos dois últimos pontos importantes,
os pagamentos. Se você tem cartão de crédito e gosta de juntar milhas(para
comprar passagens aéreas entre outros coisas...) compre tudo o que puder nos
cartões, observando os melhores preços e condições de pagamentos(faça os
orçamentos e apresente aos concorrentes e veja a vantagem que ele oferecem,
escolhendo o vendedor que mais lhe agradar) sem juros, garantindo parcelas
suaves que não desequilibre o seu orçamento.
Outro ponto importante é garantir
no momento da compra, a possibilidade de troca de material, pois mesmo com
todos os cuidados, por algum motivo você pode resolver realizar trocar algum
material ou coisa parecida.
Caso haja possibilidade de pagar os serviços no
cartão de crédito não hesite, observado que não haja o aumento do valor nas parcelas
em função da quantidade destas.
Muito cuidado na última etapa do pagamento, o da
mão-de-obra. Alguns profissionais pedem 50% na aprovação do orçamento e o
restante no final, já outros preferem solicitar o repasse por semana. Você
também pode sugerir sua forma de pagamento de uma forma que fique confortável para
você e o profissional/empreiteiro. Um alternativa, que seria bom para ambos é a
seguinte, você pede para o responsável pela obra fazer um cronograma para
inicio e término da obra, neste caso digamos que a estimativa para execução do
serviço fique em 4 semanas, e para evitar contratempos acrescente mais uma
semana contabilizado 5 semanas no total, na tentativa de driblar possíveis contra
tempos. Feito isso divida o valor da mão de obra pela quantidade de semanas,
desta forma você realizará o repasse proporcional a execução da obra.
Tenha em mente que ninguém cuida melhor do que é seu do que você, desta forma pelos menos uma vez por semana in loco, e com a sua lista dos
serviços a serem executados em mãos verifique se está tudo a contento, caso não esteja
solicite a correção. Planejando toda a obra,
seguindo a lista dos serviços a serem executados (seguindo uma hierarquia lógica
de execução), a lista de todo o material a sem comprado, bem como as formas de
pagamentos, principalmente da mão de obra, poderás eliminar muitos constrangimentos.
Boa sorte.
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