terça-feira, 14 de maio de 2013

Como convencer as pessoas de que comer insetos pode ser delicioso?


Projeto entrega pratos feitos de grilos com uma estética diferente, que lembra sushi

por Redação Galileu

Editora Globo
A "Ento-Box" - pratos feitos à base de insetos com estética asiática. Você provaria? // Crédito: Divulgação
A maioria dos brasileiros fica arrepiado só de pensar em comer insetos. Convenhamos, a aparência deles em um prato não é lá muito convencional. Mas, como discutimos aqui, com a crescente demanda por alimentos, os insetos podem se tornar uma importante fonte de nutrientes para a dieta humana nos próximos anos.

Só que há um problema: como convencer pessoas que não estão acostumadas a incluir grilos, larvas e outros insetos em sua dieta? A aposta da empresa Ento é uma estética diferenciada, que lembra a forma japonesa de servir sushis e sashimis. A ideia é que se após uma relutância inicial, os ocidentais passaram a comer peixe cru por causa de sua estética atraente, o mesmo truque pode funcionar para alimentos baseados em insetos.

A Ento começou como um trabalho de conclusão de curso da Imperial College de Londres. Seus fundadores encontraram um guia de turismo do Japão que aconselhava que europeus não visitassem restaurantes típicos porque lá se comia peixe cru. Logo eles perceberam que o caminho para a construção de um prato popular era sua elegância.

Os pratos criados? "Uma espécie de larva que só come mel tem gosto de pistache. Gafanhotos parecem avelãs e grilos têm mais carne - quando fritos eles parecem salsichas", conta uma das fundadoras do serviço, Julene Aguirre-Bielschowski. "Claro que da primeira vez que você os come, você os associa com outras coisas. Mas assim que se acostuma, começa a perceber seus sabores próprios". Para isso a estratégia inicial é fazer pratos nos quais os insetos não estejam 'reconhecíveis'. Mas, assim que os consumidores se acostumarem com os sabores e com a ideia de uma alimentação diferente, o disfarce não seria necessário.
Todos os insetos servidos pela Ento são orgânicos e nativos da localização da empresa, de Londres - um modelo que pode inspirar soluções de alimentação para grandes centros urbanos. Confira o vídeo:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI335503-17770,00.html



Por enquanto, a Ento oferece seus produtos em festas e em restaurantes pop-up, mas o plano é que os pratos estejam disponíveis nos mercados daqui a alguns anos.
 
Fontes:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI335503-17770,00.html
https://www.google.com.br/search?q=pratos+exoticos&client=firefox-a&hs=P0a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=fflb&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=LTaSUYfmCIqw8AS6uIC4Cg&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1366&bih=599

Nenhum comentário:

Postar um comentário