quarta-feira, 29 de maio de 2013

"...os insetos poderão ser a resposta para o futuro na luta contra a fome..."

Segundo a FAO(Food and Agriculture Organization), 

o órgão da ONU para a alimentação, os insetos 

poderão ser a resposta para o futuro na 

luta contra a fome, porque representam uma fonte 

muito importante de comida nutriente.



Comer insetos, (prática conhecido como entomofagia) já é uma realidade nos cinco continentes. Os  índios brasileiros, por exemplo adoram formigas, os glutões japoneses, são viciados em gafanhotos, passando por povos do México e aborígenes da Austrália. Esta prática gastronômica já é uma realidade pelo menos em um restaurante aqui no Brasil, o DOM Restaurantes em São Paulo.

Estudos revelam que  essas "iguarias'' contêm uma quantidade considerável de proteínas, até mais que as carnes que estamos acostumados a comer,  diante desta revelação  A Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura lançou, lançou  em 13/05/13, um programa com o objetivo de incentivar a criação de insetos pra combater a fome.


Ricos em proteína, cálcio ferro, zinco e gorduras que fazem bem à saúde, esse tipo de alimento existem em abundancia na terra e somam mais da metade de todos os organismos vivos classificados no planeta.

Os continentes da Ásia e da África são os maiores consumidores, quase dois bilhões.

Por não depender tanto da terra, ao contrario do que acontece com a pecuária, e principalmente por causar menos estragos no meio ambiente, a FAO considera esse animais uma solução para minimizar ou mesmo acabar com a fome n o mundo.


Fica aqui uma dica para os desbravadores, inovadores, criar um novo nicho de mercado um mercado para vender insetos para alimentação humana, se alguém enriquecer com essa ideia, não esqueça, de mim...

"Em aldeias da república de Camarões, na África, ganha-se dinheiro vendendo insetos para a alimentação.
A diretora de economia e política florestal da FAO, Eva Muller, lembra que, 20 anos atrás, o sushi, peixe cru da culinária japonesa, também era estranho a muitas culturas. Hoje é apreciado no mundo inteiro. E isso pode acontecer também com os insetos."


Então, já que há comprovação científica, que os insetos contêm nutrientes em quantidades suficientes, e que os mesmos, degradam menos o meio ambiente que a agropecuária, podemos experimentar, quem assim o desejar e educar as novas gerações, incentivando pelos menos a experimentar a  culinária.mundial


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário