sábado, 25 de maio de 2013

Boa memória, com adquirir?

-->


Existem alguns fatores que podem nos proporcionar uma boa memória, dentre eles podemos citar, alimentos saudáveis, nutrientes, um fígado saudável, intestino saudável, um coração saudável além da inexistência de fatores patológicos/genéticos que possam comprometer uma boa memoria.

Uma boa alimentação rica em nutrientes pode nos garantir uma boa memoria, além é claro de dedicação aos estudos, e muita leitura. se quisermos ter uma boa memoria devemos nos expor e nos dispor a adquirir cada vez mais conhecimentos, quanto maior a exposição ao conhecimento, quanto mais lermos e/ou estudarmos sobre um determinado assunto,  mais facilmente, este assunto ficará será ancorado em nossa memória.

Mas antes dessa exposição, antes dos estudos, antes da busca do conhecimento devemos primeiramente, "preparar o terreno" para depois "adubarmos esse terreno" para que possamos colher bons frutos.

Estamos descartando os fatores patológicos e genéticos que poderiam comprometer o bom desempenho da memória. Vamos  agora cuidar de algumas "maquinas" que irão garantir que nutrientes contidos em alimentos de boa qualidade sejam conduzidos com segurança para cada parte do corpo, principalmente para o cérebro, o que poderá nos garantir uma melhora significativa no desempenho cognitivo e principalmente da memória, o figado, intestino e o coração.

FÍGADO

O figado é um órgão chave, pois sem ele morremos. Cabe ao figado desempenhar as seguinte funções:
- Armazenamento e liberação de glicose;
- Metabolismo dos lipídeos e  proteínas (conversão de amônia em uréia);
- Síntese da maioria das proteínas do plasma;
- Processamento de drogas e hormônios;
- Destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias;
- Emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.

É o fígado, quem filtra   e distribui para todo o copo, todas as substância extraídas do alimentos (comidas e bebidas), garantindo que esse órgãos realizem suas funções adequadamente.

Antes que o fígado faça a seleção adequada do que será enviado para cada parte do nosso corpo, o nosso sistema digestório age primeiramente.

SISTEMA DIGESTÓRIO

O Sistema Digestório
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Um boa  mastigação(trituração dos alimentos por mais tempo) é de estrema importância para que os nutrientes possam ser absorvidos com maior facilidade e conseqüentemente alcance cada um dos sistemas que compõem o corpo humano inclusive  o cérebro e a memória.

ALIMENTOS QUE FAVORECEM O BOM DESEMPENHO DO FÍGADO,  INTESTINO E CORAÇÃO

Alimentos benéficos para o fígado:
Suco de clorofila(a planta dente de leão, que pode ser encontrada ainda em forma de extrato, ajuda o organismo a eliminar resíduos do fígado e melhora o funcionamento da bile), gengibre, alho, cebola, lecitina de soja, frutas, verduras, ervas e água (minimo de 8 copos por dia), principalmente a beterraba,  boldo e a alcachofra fígado (contém substancias hapatoprotetoras . Louro, funcho alecrim e a cúrcuma ajudam a regenerar as células do fígado).

Alimentos tóxicos para o fígado:

Excesso de gorduras, açucares, carne vermelha,  compostos por farinha branca e alimentos industrializados, principalmente o excesso de  bebidas alcoólicas, e carne vermelha

Alimentos benéficos para o Intestino:

- Frutas: Principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço;
- Verduras: cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

- Beba bastante líquidos: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação das fezes. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.

Alimentos que mantêm o Coração Saudável


- Aveia: Fonte de ômega 3, folato, potássio e fibras. Pode reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e ajudar a manter as artérias limpas. Portanto, que tal começar o dia com uma tigela repleta de aveia? Opte pela iguaria grossa, que contém mais fibras, e complemente com uma banana.

Salmão: Rico em ômega 3. Duas porções por semana podem reduzir o risco de morrer de ataque cardíaco em até um terço. "Contém o carotenoide astaxantina, um antioxidante muito poderoso", disse o cardiologista Stephen T. Sinatra, autor do livro Lower Your Blood Pressure In Eight Weeks (em tradução livre,Diminua Sua Pressão Arterial em Oito Semanas).

Abacate: Fonte de gordura monoinsaturada, pode ajudar diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando simultaneamente a quantidade do bom colesterol (HDL). "Permite a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração", disse o cardiologista Stephen T. Sinatra.

Azeite de oliva: Repleto de gorduras monoinsaturadas, reduz o mau colesterol (LDL) e o risco de desenvolver doenças cardíacas. Prefira o azeite extravirgem ou o virgem, que são menos processados, e use-os no lugar da manteiga na hora de cozinhar.

Nozes: ricas em ômega 3 e gorduras mono e poli-insaturadas, ajudam a manter a saúde do coração. Além disso, aumentam as fibras da dieta.

Frutas vermelhas Blueberry (mirtilo), framboesa, morango e amora são repletas de anti-inflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e de câncer.

Leguminosas: Ômega 3, cálcio e fibra solúvel são os preciosos itens das leguminosas, benéficas para o coração. Entre as opções estão lentilha, grão-de-bico e feijão.

Espinafre: o espinafre colabora com a saúde do coração graças à luteína, folato, potássio e fibras. Fora isso, qualquer vegetal traz benefícios. De acordo com estudo americano ( The Physicians' Health Study), os voluntários que comeram pelo menos duas porções e meia de vegetais por dia reduziram o risco de doença cardíaca em cerca de 25%. Cada dose adicional diminuía a probabilidade em 17%.

Semente de linhaça - rica em fibras, ômega 3 e ômega 6. Uma boa dica é complementar uma tigela de aveia ou de cereais integrais com um pouco de linhaça para o café da manhã que preza pela saúde do coração.

Alimentos que nao podem faltar na mesa dos estudantes:

Ovo: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.
Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

Alface: Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.



Laranja e maracujá: Previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.


Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.


Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Brócolis: Vegetais de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, são fontes de ácido fólico, vitamina necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Ajudam a manter a ansiedade bem longe.

Cereais integrais: Participa entre a troca de informações entre os neurônios e auxilia na memória. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6.

Azeite de oliva: Fortalece a memória. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes).
  
Suplementos alimentares que reforçam o cérebro:
Ômega–3: É conhecido como o alimento do cérebro. Melhora o desempenho e preservar as funções cerebrais. Atua sobre a concentração, memória, motivação, neutraliza o estresse e previne contra doenças degenerativas cerebrais. Principal fonte: óleo de peixe.

Geléia real: Alimento especial da abelha rainha, rico em substâncias neurotransmissoras como o ácido glutâmico e outros 150 componentes ativos. Está envolvida diretamente no desenvolvimento do cérebro e memória e no aumenta do fluxo sanguíneo diminuindo significativamente a pressão arterial.

Chlorella: É uma alga verde, rica em clorofila e aminoácidos como metionina e cisteína, que tem poder de eliminar metais tóxicos, como alumínio, mercúrio e outros. Aumenta a atividade cerebral.


Levedo de cerveja: É um cogumelo unicelular rico em vitaminas do complexo B, zinco, cobre, cromo e selênio, além de outras vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Participa da formação de neurotransmissores no cérebro, aumenta a clareza mental, combate o estresse e a depressão.


Centelha Asiática: Planta que regula a dopamina, que protege as células cerebrais dos radicais livres e estimula a sensação de bem-estar, aumentando também a memória e a capacidade de concentração.

Ginseng: Planta que ajuda a reduzir o estresse Melhora a capacidade de concentração e de memorização. Ajuda a se manter em alerta.


Ginkgo Biloba: Melhora a vascularização cerebral. Possui propriedades antioxidantes, que combatem radicais livres Apresentam papel importante na insuficiência cerebrovascular e no desempenho cerebral prejudicado.


Aí está um dos caminhos pra alcançarmos uma boa memória, primeiramente devemos escolher alimentos garantam  a saúde do nosso intestino, figado e coração, desta forma garantimos que os os nutrientes alcancem todos os nossos sistemas, e principalmente a nosso cérebro, neurônios  e outra tantas células que compões nossa estrutura física.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário